A situação tende a melhorar um pouco no Sertão de Pernambuco, no próximo trimestre, período de chuvas. No entanto, de acordo com as previsões, a quantidade de água deverá ser menor do que a necessária e isso poderá prejudicar a região em 2013, quando começar o período de estiagem. Os dados foram divulgados na última Reunião de Análise e Previsão Climática que ocorreu em São Luís, Maranhão, no último dia 22.
“Deverá chover. E as chuvas que cairão serão suficientes para esverdear as plantações e assim alimentar os animais, mas o volume de água será menor do que o necessário para encher as barragens. E esse é um grande problema, porque, a partir de março, época em que as chuvas cessam no Sertão, o nível de água provavelmente estará mais baixo nas barragens. E assim ficará até dezembro”, explicou o presidente da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), Marcelo Asfora.
“Temos algumas barragens já em colapso. Outras, as maiores, estão com pouca quantidade de água. Se fizermos uma contabilidade entre as 10 barragens que temos no Sertão, podemos dizer que a capacidade, de uma forma geral, está em 25%, concentrados em apenas quatro barragens. Com poucas chuvas, será difícil manter a população abastecida durante os nove meses de estiagem”, preocupa-se Asfora.

Nenhum comentário:
Postar um comentário