Uma família de Caruaru, no Agreste pernambucano, está passando por um momento muito difícil. Pedro Henrique, de 12 anos, precisa com urgência de transplante de medula óssea. Há 1 ano ele foi diagnosticado com um linfoma, do qual foi curado, mas dois meses após a alta médica um novo diagnóstico surpreendeu a família: Pedrinho, como é conhecido, estava com leucemia aguda. “È muito difícil você ver um filho de 12 anos, com toda vida pela frente, e de repente a criança ficar doente assim”, lamenta Rosângela Araújo, madrasta do garoto. Agora, a única esperança da família é conseguir um doador de medula óssea compatível.
De acordo com estatísticas, a compatibilidade é uma chance em 100 mil de encontrar no Brasil. No exterior, seria de uma chance em 1 milhão. Sendo assim, quanto mais pessoas doarem em Pernambuco, crescem as chances de Pedrinho sobreviver. “Ele está internado, com um dreno no pulmão. Ele está sem conseguir respirar. O estado de Pedro Henrique não é um estado bom. A gente ta desesperado, fica todo mundo nervoso, devido a situação ser muito difícil” relata Rosângela.
Ouça a matéria no áudio notícias. Rosângela Aráujo faz fortes apelos pela vida do filho.
A família está recebendo o apoio da Atmo (Amigos do Transplante de Medula Óssea de Pernambuco), entidade sem fins lucrativos. Rosângela Araújo faz o apelo. “Quem tiver um filho ou souber o quanto é importante a vida de um filho que faça isso para ajudar, pra gente não perder ele”, clama emocionada. Gláucia Galindo, coordenadora regional da Atmo, explica melhor o processo para doação. “Vai coletar apenas cinco ml de sangue e realizar o cadastro. Vale ressaltar que hipertensos e diabéticos podem se cadastrar como doador de medula”.
Pedro Henrique também precisa constantemente de sangue. Os tipos B positivo e positivo, O negativo e positivo são os mais necessitados.
Para realizar o cadastro é necessário ter entre 18 e 54 anos e levar documento de identificação com foto. Os interessados em doar, podem se dirigir até o Hemope Caruaru, localizado na Av. Oswaldo Cruz s/nº - Maurício de Nassau. Fone: (81) 3719.9565, para ser doador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário