sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Caruaruense de 12 anos precisa de transplante de medula óssea para sobreviver

Uma família de Caruaru, no Agreste pernambucano, está passando por um momento muito difícil. Pedro Henrique, de 12 anos, precisa com urgência de transplante de medula óssea. Há 1 ano ele foi diagnosticado com um linfoma, do qual foi curado, mas dois meses após a alta médica um novo diagnóstico surpreendeu a família: Pedrinho, como é conhecido, estava com leucemia aguda. “È muito difícil você ver um filho de 12 anos, com toda vida pela frente, e de repente a criança ficar doente assim”, lamenta Rosângela Araújo, madrasta do garoto. Agora, a única esperança da família é conseguir um doador de medula óssea compatível.
De acordo com estatísticas, a compatibilidade é uma chance em 100 mil de encontrar no Brasil. No exterior, seria de uma chance em 1 milhão. Sendo assim, quanto mais pessoas doarem em Pernambuco, crescem as chances de Pedrinho sobreviver. “Ele está internado, com um dreno no pulmão. Ele está sem conseguir respirar. O estado de Pedro Henrique não é um estado bom. A gente ta desesperado, fica todo mundo nervoso, devido a situação ser muito difícil” relata Rosângela.
Ouça a matéria no áudio notícias. Rosângela Aráujo faz fortes apelos pela vida do filho.
A família está recebendo o apoio da Atmo (Amigos do Transplante de Medula Óssea de Pernambuco), entidade sem fins lucrativos. Rosângela Araújo faz o apelo. “Quem tiver um filho ou souber o quanto é importante a vida de um filho que faça isso para ajudar, pra gente não perder ele”, clama emocionada. Gláucia Galindo, coordenadora regional da Atmo, explica melhor o processo para doação. “Vai coletar apenas cinco ml de sangue e realizar o cadastro. Vale ressaltar que hipertensos e diabéticos podem se cadastrar como doador de medula”.
Pedro Henrique também precisa constantemente de sangue. Os tipos B positivo e positivo, O negativo e positivo são os mais necessitados.  
Para realizar o cadastro é necessário ter entre 18 e 54 anos e levar documento de identificação com foto. Os interessados em doar, podem se dirigir até o Hemope Caruaru, localizado na Av. Oswaldo Cruz s/nº - Maurício de Nassau. Fone: (81) 3719.9565, para ser doador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário