sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Carnaval de Pernambuco terá efetivo policial 32% maior

O Carnaval de Pernambuco contará, em 2018, com um efetivo policial 32% maior que a folia do ano passado. Haverá 41.137 jornadas de trabalho na segurança pública entre as 19h da sexta-feira, dia 9, e a noite da Quarta-feira de Cinzas (14). Em 2017, foram 31 mil. O anúncio foi feito, na tarde desta quinta (1º), em entrevista coletiva na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Ao todo, serão 29.326 plantões de policiais militares, 5.989 de policiais civis, 5.017 de bombeiros militares, 580 de policiais científicos, 100 de integrantes do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e 126 da Corregedoria-Geral da SDS. As ações ainda terão parcerias com órgãos como Secretaria Estadual da Mulher, prefeituras do Recife e de Olinda, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Grande Recife Consórcio de Transporte e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

Bezerros

O maior reforço ocorrerá no Sábado de Zé Pereira (10), dia do desfile do Galo da Madrugada, na região central do Recife. O incremento no efetivo será de 18%, com um total de 5.047 profissionais de segurança pública. Atuarão 3.662 policiais militares, 835 bombeiros militares, 492 policiais civis e 58 integrantes da Polícia Civil, além de policiais lotados na Corregedoria-Geral da SDS.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o aumento do efetivo atuando no Carnaval será possível graças à chegada de 1,5 mil novos policiais militares às ruas, no ano passado, e de quase 1.214 mil policiais civis e científicos, que se formarão na próxima segunda-feira (5) e já estarão trabalhando no Carnaval. "Foi esse esforço que está nos permitindo, agora, aumentar o efetivo de policiais e bombeiros no Carnaval em 32%", declarou Pádua.


O Estado conta com 27 mil policiais e bombeiros, mas nem todos estão na ativa. De acordo com a SDS, todos os que não estiverem afastados por motivo de saúde, licenças ou outras razões trabalharão para garantir a segurança durante as festividades. As férias dos servidores dessa área, inclusive, foram suspensas até o próximo dia 19 para garantir a capacidade máxima de atuação.

Câmeras

Na sexta-feira, dia 9, também terá início a operação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), com a participação de vários órgãos do Estado e das prefeituras do Recife e Olinda na resolução de demandas do Carnaval. Haverá monitoramento por câmeras nos pontos de maior concentração da folia, como Recife Antigo, percurso do Galo da Madrugada, Sítio Histórico de Olinda, polos descentralizados, Ipojuca, Caruaru e Petrolina.

As duas Plataformas de Observação Elevada (POEs) ficarão no Marco Zero, no Bairro do Recife, e na Praça do Carmo, em Olinda - essa última já está estacionada no local desde o início de janeiro devido às prévias carnavalescas na região. Cada veículo conta com 14 câmeras de monitoramento.

Só na Região Metropolitana, haverá 23.584 plantões de policiais e bombeiros, sendo 16.731 de militares e 3.022 de civis, um incremento de 59% e relação ao efetivo disponibilizado no Carnaval de 2017. Só em Olinda, haverá 5.832 jornadas de segurança. Já na Zona da Mata e no Agreste, haverá 11.437 (+78%), e no Sertão, 5,9 mil (+50%).

Após o Carnaval, ainda haverá o reforço de 3.875 postos de trabalho de policiais e bombeiros. O investimento do Governo do Estado com pagamento de diárias aos servidores e uso de equipamentos no período festivo será de R$ 9 milhões.


Mulher

Mulheres vítimas da violência terão um atendimento especial e integrado. Uma novidade será a presença de um representante da Secretaria Estadual da Mulher no CICCR, para dar apoio a quem sofrer alguma agressão ou outro tipo de crime. A Delegacia da Mulher de Santo Amaro funcionará 24 horas. 

Ainda haverá delegacias móveis com atendimento voltado a esse público no Marco Zero e no Pátio de São Pedro, no Recife, e em Bezerros, no dia da saída dos Papangus, e em Nazaré da Mata, no Encontro de Maracatus. Outras seis delegacias fixas no Grande Recife e 38 no Interior também terão plantões.

"Além desses pontos, teremos um plantão na Escola Sigismundo Gonçalves, que fica na Praça do Jacaré, e atendimento prioritário para crianças, adolescentes e idosos", afirmou o chefe da Polícia Civil, delegado Joselito Kehrle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário