segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Aposentadas centenárias relembram dificuldades na juventude e celebram Dia do Idoso com gratidão em Bezerros



Nesta segunda-feira, 1º de outubro, é comemorado o "Dia do Idoso", e em Bezerros, município localizado no Agreste de Pernambuco, duas idosas, de 110 e 112 anos, celebram a data com muita gratidão por chegarem a essa idade felizes e de forma sadia.

Luzia Maria da Conceição, que reside em Bezerros há 55 anos, completou 110 anos no dia 17 de agosto. Ela casou aos 18 anos, teve seis filhos e tirou parte do sustento da família trabalhando na agricultura. Muito sorridente e alegre, a aposentada não demonstra que passou por momentos difíceis na vida.

Dona Luzia, como é conhecida, foi criada por um tio e padrinho. Naquela época tinha uma vida estável financeiramente, mas como casou com um homem de baixa renda, passou a ter dificuldades. Com o primeiro e único marido ela teve os seis filhos, três deles morreram ainda recém-nascidos e dois quando já eram adultos. Ela ficou viúva aos 35 anos. "Eu lutei tanto nessa vida que nem sei dizer direito. Sou uma guerreira, mas eu venci a batalha", disse.


Uma outra moradora centenária de Bezerros é Josefa Bezerra da Silva, mais conhecida como Pretinha, de 112 anos. Ela, que já morou em Gravatá, tem dois filhos, dez netos, 22 bisnetos e quatro tataranetos.


Ao G1, dona Pretinha contou que foi abandonada pelo marido quando ainda era mais jovem. "Tive que cuidar dos meus filhos sozinha, junto com o meu pai. Plantei muito milho, feijão e fava para sustentar todo mundo", relatou.


Josefa disse que gosta de comer de tudo, de viajar para admirar as paisagens e de conversar com os vizinhos. "Eu como de tudo, só deixo de comer aquilo que realmente não gosto", brincou. A filha da idosa, Elza da Silva, de 64 anos, afirmou que a mãe tem uma ótima saúde, e que, se deixar, ela passa o dia ouvindo músicas antigas de casamento no celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário