segunda-feira, 22 de abril de 2019

Idosos, professores e profissionais de saúde devem tomar vacina contra gripe



Pessoas idosas, profissionais de saúde e professores de escolas públicas e privadas devem tomar a vacina contra gripe a partir desta segunda-feira (22), início da 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. No Recife, a vacina é oferecida em 170 unidades de saúde da família, unidades básicas tradicionais e policlínicas da rede municipal, até o dia 31 de maio.

Na primeira etapa, o Ministério da Saúde (MS) recomendou que a vacinação começasse pelas grávidas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos, que também podem ser imunizados na segunda fase.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

Nesse grupo estão mulheres que tiveram bebê (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabéticos.

A partir deste ano, a faixa etária das crianças que devem se vacinar foi ampliada para os menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). O período de campanha também serve para atualizar a caderneta de vacinação da população, reforçando as vacinas contra coqueluche nas grávidas e crianças, por exemplo.

Documentos

Além de levar a carteira de vacinação e um documento de identificação, parte do público-alvo precisa apresentar documentos que provem a necessidade da imunização. Profissionais das redes públicas e privadas de educação e de saúde devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho, por exemplo.

Mulheres que tiveram bebê necessitam de comprovação de que deram à luz nos últimos 45 dias. Pessoas com comorbidade (duas ou mais doenças simultâneas) têm de apresentar encaminhamentos médicos justificando a aplicação da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário