A grife britânica Alexander McQueen se envolveu numa polêmica com internautas brasileiros, na última semana, por conta do que, segundo as críticas, seria "apropriação cultural".
No lançamento da coleção ‘Pre-Fall 2021’, a marca, que hoje tem Sarah Burton como sua diretora criativa, apresentou e publicou no perfil no Instagram peça com estampas que lembram, e muito, xilogravura, arte usada nos livros de literatura de cordel e muito comum na cultura de alguns estados do Nordeste do Brasil.
A grife foi duramente criticada nos comentários, que exigiam, entre outras coisas, que fosse dado o crédito para o mestre pernambucano da xilogravura, J.Borges.
Na coleção com a estampa, além de vestido, que foi a peça que ganhou foto no feed da marca, também há bolsa, além de camisa e terno.
A Alexander McQueen diz que usou a técnica "papercut", com papel recortado para imprimir no algodão, para criar a estampa.
“Alow brasileiro para de achar que isso aqui é motivo de comemoração, tão roubando nossa cultura e levando todo crédito como se tivesse o inventado. não é inspiração nem diversificação, é apropriação e plágio”, comentou uma internauta no perfil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário