quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Branquinho tem ampla vantagem em Bezerros, aponta pesquisa da EXATTA


O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 7 deste mês

A Folha de Pernambuco desta quinta-feira (20) traz pesquisa eleitoral em Bezerros com exclusividade. O levantamento foi realizado pelo instituto EXATTA e aponta o socialista Branquinho com 53% das intenções de votos, seguido da prefeita Bete de Dael (PR), com 15%. O comunista Carlinhos figura na terceira posição, com apenas 7% das intenções de votos.



Bezerros é mais uma cidade de Pernambuco em que o PSB está liderando as intenções de voto. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Exatta, o candidato socialista, Severino Otávio, mais conhecido como Branquinho, disparou na frente dos adversários com um índice de 53%. Trinta e oito pontos percentuais atrás vem a prefeita e candidata à reeleição, Bete de Dael (PR), que apareceu na consulta com apenas 15% da preferência. 

O candidato do PCdoB, Carlos Francisco da Silva, o Carlinhos, figurou com 7% das intenções de voto. Oito por cento dos entrevistados pelo instituto afirmaram que votarão em branco ou nulo e 17% não souberam responder ou não opinaram. O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 7 deste mês, com 300 entrevistados, o que confere a ela uma margem de erro de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%.

A prefeita de Bezerros está disputando a reeleição sem o apoio da executiva estadual do seu partido, que está do lado de Branquinho. Logo após a realização da convenção que garantiu o direito de Bete de Dael de encabeçar a chapa, o presidente estadual do PR, o deputado federal Inocêncio Oliveira, pediu a anulação do ato, mas a gestora recorreu na Justiça Eleitoral e conseguiu manter a sua candidatura. Porém, ela concorre sub judice porque o PR ainda tenta garantir o apoio oficial ao postulante socialista.

A diferença entre os dois primeiros colocados na disputa de Bezerros é a mesma na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos aos entrevistados. Branquinho aparece neste cenário com um percentual de 50%, enquanto a republicana figura com 12% das intenções de voto. Carlinhos, por sua vez, registrou um índice de 5% no levantamento espontâneo. Ainda de acordo com a pesquisa, 8% dos eleitores afirmaram que votarão em branco ou nulo e 25% não souberam responder ou não opinaram sobre a questão.  

Eleitorado acredita na vitória de Branquinho, segundo pesquisa da Exatta

A consulta do Exatta também questionou os entrevistados sobre quem eles acreditam que ganhará a disputa em outubro, independente das suas intenções de voto e, desta vez, o candidato socialista recebeu 61% das respostas positivas, contra 15% de Bete de Deal. Apenas 4% dos eleitores acreditam na vitória de Carlinhos e 20% não souberam responder ou não opinaram.

Prefeita e vice-prefeito são os mais rejeitados, diz Exatta

Quando o assunto é rejeição, a prefeita Bete de Dael assume a liderança, de acordo com a pesquisa do Exatta. A republicana registrou um índice de 57% das respostas negativas dos eleitores. 

O segundo colocado no ranking da rejeição é o candidato do PCdoB, Carlinhos, que apareceu com um percentual de 18%. Em último lugar, portanto o menos rejeitado do município, está o prefeiturável socialista, Branquinho, que registrou apenas 15% de rejeição. Ainda de acordo com o levantamento, 13% dos entrevistados revelaram que não rejeitam nenhum dos nomes postos e 14% não souberam responder ou não opinaram sobre o tema.
69% rejeitam a admistração da prefeita Bete, diz EXATTA

A situação delicada da prefeita de Bezerros e candidata à reeleição, Bete de Deal (PR), na pesquisa de intenção de votos parece ser um reflexo do seu desempenho como gestora do município.

De acordo com o levantamento do Instituto Exatta, a administração da republicana é reprovada por 68% dos entrevistados contra apenas 31% que aprovam. Ainda segundo a consulta, 2% dos eleitores não souberam responder ou não opinaram sobre o tema. 


No que se refere à faixa etária dos eleitores, a pior colocação da prefeita foi no grupo de entrevistados com idades entre 25 e 34 anos, onde obteve um índice de desaprovação de 81%. Já no que diz respeito ao grau de instrução dos entrevistados, a maior reprovação da administração de Bete ficou por conta dos eleitores que cursaram o segundo grau, onde registrou um percentual de 79%. Os eleitores ouvidos pelo Exatta também fizeram uma avaliação da gestão de Bete, que foi classificada por 61% dos entrevistados como ruim ou péssima. Outros 18% colocaram a administração da republicana no nível regular e 20% avaliaram o desempenho da prefeita como bom ou ótimo. Ainda de acordo com o levantamento, 1% do eleitorado não soube responder ou não opinou. 

Eduardo tem aprovação de 94% em Bezerros, segundo pesquisa

O Exatta também procurou saber a opinião dos cidadãos de Bezerros com relação à gestão do governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), e o resultado foi que 94% dos eleitores afirmaram aprovar a gestão do socialista. A confortável situação de Campos no município acompanha os números de intenções de voto do candidato do seu partido, Branquinho, e mais uma vez mostra a força do governador. Apenas 4% dos eleitores disseram reprovar a administração estadual e 2% não souberam responder ou não opinaram. Na classificação dos entrevistados 87% avaliam o governo de Campos como bom ou ótimo, 7% como regular e somente 3% como ruim ou péssima. 

Dilma Rousseff aparece com 96% de aprovação em Bezerros  

A administração da presidente Dilma Rousseff (PT) também foi avaliada pela população de Bezerros e obteve números de aprovação maiores do que o do governador Eduardo Campos. A governante tem a sua gestão aprovada por 96% dos eleitores da cidade, contra apenas 3% que não gostam do seu governo. Ainda segundo o levantamento 1% não soube responder ou não opinou. Na classificação, a presidente obteve um índice de 87% entre aqueles que acham sua administração boa ou ótima, 8% que classificam como regular e 3% como ruim ou péssima.


FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário